sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Éramos seis (parte II - O risco das pedras)


may my heart always be open to little
birds who are the secrets of living

(E. E. Cummings in Selected Poems p.49)


arlequim sobre pedras, por Sergia A.


Percorrer os caminhos de uma festa literária, alguém me alerta, é correr riscos incalculáveis. Por pura teimosia decido me aventurar. Eis alguns que consigo listar:

É correr o risco de margear, entre ciclistas e caminhantes apressados, um espelho d’água que te devolve os raios da manhã. De cruzar arcos de concreto entre bandeiras esvoaçantes. Alinhavar passos entre ruas estreitas. Torcer para que um céu azul alivie a lisura das pedras. Trocar saltos elegantes por emborrachados de bico arredondado. Enlouquecer diante da programação que não se alcança. É correr o risco de acender uma centelha a cada tropeço, e descobrir um universo que explode ali do lado impunemente.

É correr o risco de rir à toa. Encontrar um banco de madeira em calçada estreita. Deitar ali um pouco das andanças do dia e puxar uma conversa sobre o nada. De ver surgir, de repente, um arlequim que se desprendeu de uma página antiga. De ouvir dele um comentário irônico sobre câmeras. Receber, ao invés do coração, a graciosidade de sua arte em uma pose delicada. É correr o risco de eternizar um instante de cores que perambulam alegremente sem se dar conta de tua presença. 

É correr o risco de sentir na pele a musicalidade dos poemas que ecoam nas esquinas. De escutar acordes que saltam das janelas e te convidam para dançar. De se perder nos labirintos de um verso, para se encontrar na estrofe final.  De se permitir desfilar destemida sobre a corda bamba que permeia realidade e ficção. Descobrir na fala do outro aquilo que corre nas tuas veias. É correr o risco de trocar palavras ligeiras com alguém que sequestrou teus roteiros secretos, e os pôs em linhas de um papel brilhante, antes de ti. Agora, sorridente, te olha nos olhos e te induz ao risco das pedras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre.