domingo, 22 de setembro de 2013

Só para loucos


We work in the dark – we do what we can –
We give what we have. Our doubt is our passion,
And our passion is our task. The rest is the madness of art.


(Henry James)

Voo sobre nuanças de azul, por Sergia A.
 


Escuto: em sonho uma voz me fala de compaixão. 

Argumento: sinto o ar de tua dor se me permitires. O ardor de tua paixão. Conheço-a de outros carnavais. Algo mantém o nosso elo. O vento frio na fresta da janela. Noite escura. O silêncio das ruas adormecidas. A dúvida ardendo no peito. Na memória encontro tua solidão. Ao lado dorme um sonho de união. Acalanto. Afago tua mão. Acolho-te no compasso do meu peito. Uma ponte pênsil sobre o fosso que nos separa. Frágil e balançante. Provoco teu sorriso. Carrego o teu fardo. Suavizo teu casulo. Desejo-te o voo leve das borboletas. 

Contra-argumento: viver é solitário. O sol em tempo árido crescendo na minha janela. Claro dia. Nuvens esparsas. Pássaros em revoada. Externo. Rostos me rodeiam. Alguém segura minha mão. Corpo. O interno é solidão. Eu comigo. Há um silêncio que nos separa. O sorriso nasce de mim. A dor é minha e não se compartilha. Pessoal e intransferível, diria o poeta. Sou o algoz e o libertador de mim mesma. O passo do viver não é solidário. Nascemos assim, únicos. Sozinhos tomamos nas mãos o caminho desenhado pelo acaso ou forjado pela necessidade.

Síntese: Recordo. O Lobo da Estepe caiu nas minhas pequenas mãos. Minha mente saindo da infância não conseguia absorver a cor do seu mundo. Meus olhos curiosos queriam ler. Só isso. Nada mais. Leram. Nódoas de realidade. Nada entenderam. É preciso entender? Ficou na distância a imagem do lobo cinquentão descobrindo no bolso as figurinhas do jogo da vida. Do seu desejo de reiniciar o jogo, de estremecer diante de seus desatinos, e continuar percorrendo o inferno do seu interior. A cor do viver é solitária. Não se dilui em matizes. Concordo. Ainda assim esforço-me para não despertar a dor, apesar da rima. Sonho assumi-la. Faz parte da loucura da arte.

Acordo: há na minha lente um voo solitário sobre nuanças do azul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre.