sábado, 27 de agosto de 2011

Em volta da mesa


O Segredo de Brokeback Mountain, por Ang Lee
Fonte: YouTube


A vida toda é uma disputa
entre gosto e degustação.[1]


Uma mesa para oito, disposta com o capricho de quem espera amigos de longa data. Amigos que a vida foi juntando em seu caminho e mesmo a chuva que caía torrencialmente naquela noite seria capaz de afastar. Com efeito contrário, a chuva era o motivo da mesa assim disposta: além de aconchegar garantia ao lugar a temperatura amena que o vinho exigia. Taças brilhantes erguidas tilintavam em nome do encontro, e a transparência do cristal permitia que a cor púrpura do vinho realçasse a singularidade do momento.

O vinho ia aos poucos dando o tom da noite e o pão acentuando o seu sabor. O gosto pela discussão fazia os assuntos jorrarem sobre a mesa se sobrepondo cada um a seu tempo. Ora leves como o azeite das pastas que revestiam o pão. Ora graves, ou mesmo picantes como as ervas que davam sabor às pastas. Por vezes filosoficamente profundos, embora sempre permeados pela imensa alegria de estar mais uma vez juntos. O Segredo de Brokeback Mountain chocara os homens, e Ang Lee com seus cowboys apaixonados, sensibilidade e belas imagens trouxe à mesa o falso moralismo americano e o nosso, preterido em seguida pela situação política do Estado ou pelos temores comuns aos pais diante da iniciação sexual dos filhos. Outras verdades pequenas ou grandes, íntimas até, iam se expondo em pequenas doses encorajadas não só pelo vinho mas principalmente pela energia propícia do momento, quando a dor já não mais pungente admite a exteriorização que alivia o peito ferido, e oferece aos que ouvem a percepção do salto que engrandece a alma e motiva a vida.

Em volta da mesa, pessoas unidas pelo prazer de degustar o sentimento fiel e delicado da afeição. Em volta da mesa, o sagrado que as palavras, ainda inebriadas, tentam eternizar.

(Escrito em 04/2006)

_____________________
1. Nietzsche, citado in OSBORNE, Lawrence. O connainsseur acidental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre.